Novos Livros de Moda na Biblioteca da Universidade Feevale

O Blog do Curso de Moda da Feevale busca sempre manter os alunos e comunidade informado sobre as novidades relacionadas ao curso.

E sendo assim, o blog criou esta nova aba.

Aqui você poderá acompanhar as novas aquisições para o acervo da biblioteca da universidade relacionados a Moda.

Para auxiliar na procura por livros e publicações estamos divulgando a lista de exemplares oferecidos em nossa biblioteca para pesquisa. A lista está baseada nas publicações relacionadas a moda e devido ao grande número de exemplares estamos disponibilizando uma versão .PDF do material (atualização da lista 31.01.2011)

Clique aqui para acessar a lista bibliografias de moda

__________________________

des_moda3

Desenhos de moda são o principal meio de visualização das idéias e conceitos de figurino e design de moda. Para se obter uma idéia exata do que está na mente de um designer, é fundamental dominar as regras do desenho de figura, bem como compreender técnicas de estilização e exagero que permitem que se acrescente estilo e individualidade. A nova edição de O DESENHO DA FIGURA NO DESIGN DE MODA – totalmente revisada, atualizada e ampliada – oferece um guia resumido, tópico por tópico, para obtenção e aperfeiçoamento dessas habilidades, concentrando-se na forma feminina. A abrangência fornecida é indicativa de que este livro é ideal para aqueles que querem dedicar-se profissionalmente ao design de moda, assim como para todos os entusiastas do desenho do corpo humano. 4 capítulos: 1) Desenho da figura feminina – Um abrangente curso de desenho de todas as partes do corpo feminino 2) A figura na moda – Ensina como desenhar especificamente para design de moda e apresentação 3) Design de moda – Oferece uma introdução do que é necessário para criar e desenhar novas coleções 4) Desenho e criação do vestuário – O que você precisa saber para fazer desenhos técnicos e precisos de um vestuário completo, detalhes, acabamentos, etc.

__________________________

Este livro oferece ilustrações de moda feminina, moda masculina, roupas infantis, esportes, beleza, glamour e acessórios. Apresenta uma impressionante galeria com todos os meios e técnicas e, assim, torna-se o mais recente guia para todos os ilustradores de moda e artistas gráficos.

__________________________

Este manual orienta da escolha de equipamentos de criação de ilustrações digitais ao planejamento da rotina de um escritório montado para essa finalidade. Computadores, monitores e impressoras são analisados com objetividade quanto a suas capacidades, limitações e preço de mercado; programas para a realização de pinturas, desenhos digitais e modelagem em 3D são apresentados por meio de exemplos que ilustram, passo a passo, a utilização de ferramentas de geração, edição e finalização de imagens.

__________________________

O que é e o que não é cool no século XXI? Quem dita as tendências e onde elas ¿nascem¿? Para encontrar o cool, é necessário saber o que e onde procurar. Daí nasce a figura do coolhunter, que deve ser capaz de encontrar uma boa ideia escondida em uma simplicidade cotidiana e estar sempre atento às informações que mais atingem as pessoas, em qualquer meio, sejam as novas tecnologias de consumo, a internet, o movimento juvenil seja a cultura pop. A partir da experiência da autora, este livro discute como as grandes empresas, que precisam de permanente atualização, requerem os serviços desses ¿visionários¿.

__________________________

O fascínio que um par de sapatos tem sobre as pessoas não está restrito ao seu uso. Cada vez mais aprender a desenhar e construir um calçado tem despertado o interesse de estudantes de moda que veem no design de sapatos uma carreira de sonhos. Neste livro, o leitor conhecerá todo o processo de criação de um calçado, desde a inspiração ¿ na qual toda a coleção se baseará ¿ até o produto final, mostrando as etapas de como concretizar uma ideia e transformar um estudante em um designer de sucesso.

__________________________

Esse livro é uma pesquisa histórica bem costurada que mostra toda a evolução da principal matéria-prima da vestimenta, dos primitivos tramados feitos manualmente de galhos e folhas aos mais avançados métodos de tecelagem; das fibras naturais aos fios inteligentes dos tecidos tecnológicos; das primeiras técnicas de tingimento às mais modernas formas de coloração; das estampas em voga nos séculos passados às tendências mostradas pelos estilistas de hoje em dia. Imagens belíssimas arrematam essa publicação.

__________________________

Desenho Técnico da Roupa Feminina

O estágio atual do ensino de moda do Brasil vem lançando no mercado brasileiro profissionais cada vez mais especializados nos diversos setores dessa atividade. Ao mesmo tempo que isso gera mais reconhecimento para a moda brasileira, cria também um novo padrão de exigência para quem já está ou ainda vai entrar no setor. Resultado de padronização do ambiente industrial e conhecimento especializado, Desenho técnico de roupa feminina tem como objetivo ampliar a competência do profissional de moda.

__________________________

Como a moda-vestuário pode contribuir para minorar o desconforto do hemiplégico, dada sua condição física? Trata-se de um duplo problema: primeiro, de ergonomia, pois o hemiplégico tende a desenvolver uma atrofia do lado comprometido que, na maioria das vezes, está paralisado e gera repercussões de postura no lado sadio.

__________________________

Cronologia da moda funciona quase como uma passarela. Folhear suas páginas é tomar conhecimento de itens e looks que marcaram época. Da minissaia ao tênis, do chapéu-coco ao pretinho básico. A autora traça um panorama da história da moda desde o final do século XVIII, com as criações ousadas que exibia a rainha Maria Antonieta, até os dias de hoje, se arriscando, inclusive, a apostar nos tecidos e tendências que vão estar em voga em 2020.
Nessa passarela organizada de forma cronológica desfilam todas as grandes criações de alta-costura e prêt-à-porter, com o perfil dos principais costureiros e designers, como Chanel, Dior e Alexander McQueen, por exemplo. E a autora explora também a moda de rua e as personalidades que influenciaram a forma de vestir e agir no mundo. O cobiçado figurino das moças de Sex and the city, as influências de Audrey Hepburn, Madonna e até a moda que exala a modelo brasileira Gisele Bündchen.
Fazer moda é olhar para o passado e se inspirar para as criações do futuro. Com essa certeza, a autora traçou um panorama completo, capaz de fazer qualquer estilista (ou simples leitores) se encher de ideias.

_________________

Por um viés sociológico e antropológico, o autor francês traça uma breve história do vestuário – por meio de 50 questões provocativas que fornecem um roteiro para o pensamento – e procura transformar a imagem que a sociedade tem da moda. Analisa o processo que levou a moda, hoje, a ser um grande diferenciador de classes sociais e entre os sexos. Essa edição brasileira é mais uma contribuição do Senac São Paulo para o estudo da moda e sua relação com a sociedade, promovendo o aprimoramento de estudantes e interessados no tema.

___________________

O livro Teoria de moda discute as densas relações entre aparência, consumo e sociedade, constituídas a partir da segunda metade do século XX e que interagem nas nossas noções de ser e parecer. Autores inusitados no âmbito da pesquisa em moda são abordados e uma visão original do que seja a moda e suas implicações históricas e culturais com o mundo contemporâneo são valiosas e imprescindíveis a quem atua nesse mercado tão afoito pelo novo como também promotor dele.

___________________

Desenho de Moda: Coleção Fundamentos de Design de Moda – Vol. 5 O desenho de moda é um recurso importante em todas as etapas do processo de criação e produção de moda, por isso é preciso desenvolver as habilidades de desenho para se tornar um designer bem-sucedido. Oferece uma apresentação totalmente ilustrada aos diferentes estilos, técnicas e abordagens de desenho usadas na indústria. Começando com um breve histórico do desenho de moda, este livro analisa questões como materiais para desenho, a figura de moda, os desenhos técnicos, o uso de computadores no desenho, os diferentes formatos de apresentação do desenho de moda e a elaboração do portfólio de moda, tudo isso complementado por entrevistas e inúmeras criações de designers e ilustradores contemporâneos que servem como fonte de informação e de inspiração. Ao final, são apresentadas bases de corpo femininas e masculinas que podem ajudar nas primeiras criações. Editora: Bookman Autor: JOHN HOPKINS ISBN: 9788577808946 Origem: Nacional Ano: 2011 Edição: 1 Número de páginas: 176 Acabamento: Brochura Formato: Médio

___________________

Este livro dá seqüência ao História da Beleza.
Aparentemente beleza e feiúra são conceitos com implicações mútuas, e, em geral, entende-se a feiúra como o oposto da beleza, tanto que bastaria definir a primeira para saber o que seria a outra. No entanto, as várias manifestações do feio através dos séculos são mais ricas e imprevisíveis do que se pensa habitualmente.

E assim, tanto os textos antológicos quanto as extraordinárias ilustrações deste livro nos fazem percorrer um surpreendente itinerário entre pesadelos, terrores e amores de quase três mil anos, em que movimentos de repúdio seguem lado a lado com tocantes gestos de compaixão e a rejeição da deformidade se faz acompanhar de êxtases decadentes com as mais sedutoras violações de qualquer cânone clássico. Entre demônios, loucos, inimigos horrendos e presenças perturbantes, entre abismos medonhos e deformidades que esfloram o sublime, entre freaks e mortos vivos, descobre-se uma via iconográfica vastíssima e muitas vezes insuspeitada.

___________________

O desenho da figura humana e as diferentes técnicas de ilustração constituem um aspecto fundamental do processo criativo e não foram esquecidos. Depois da apresentação dos instrumentos, materiais, meios gráficos e de alguns conceitos básicos sobre o desenho, são apresentados truques e técnicas para a fácil resolução do desenho de figurinos de maneira a que o criativo possa encontrar o seu próprio estilo e aprender a realizar com precisão os desenhos técnicos destinados ao atelier de confecção.

A obra “Desenho para Designers de Moda” apresenta as técnicas de desenho necessárias aos novos designers para satisfazer as exigências do processo da criação e desenho de roupa.

DESENHO para designers de moda.    [2. ed.]  Lisboa, Portugal:  Estampa,  2010.   191, [1] p. (Aula de desenho profissional)   ISBN 9789723323887

___________________

Por que respeitamos os imperativos da moda que nos incitam a trocar a própria imagem por outra que, às vezes, até não gostamos tanto? Como – para ser moderno, rivalizar ou agradar – chegamos ao ponto de nos impor uma identidade corporal que pode nos levar à anorexia? O livro traz à tona essas questões e ainda mostra como a sociedade contemporânea, na busca de um visual-auto-sexy, tende à neutralização do sexual e à artificialização do corpo.

NAVARRI, Pascale.  Moda & inconsciente:    olhar de uma psicanalista.    São Paulo, SP:  SENAC,  2010.   211 p.    ISBN 9788573599374

___________________

A moda afirma, une, distingue, separa. Identifica, conglomera e rechaça. Muitos fatores a ela se entrelaçam, e sendo um fato social complexo, estabelece vínculos nas áreas da economia, da política, das artes, do lazer e do consumo, numa dinâmica que muitas vezes dificulta sua análise. Esse livro adota um ponto de vista sociológico, mas não ignora as contribuições da economia, da geografia ou da história. Afirmação, convergência, autonomia, personalização, simbolização imperialização. Essas são as questões básicas relacionadas à moda que o sociólogo Godart discute.

GODART, Frédéric.  Sociologia da moda.       São Paulo, SP:  SENAC São Paulo,  2010.   155 p.    ISBN 9788539600304

___________________

HIRES, Manoel.  Conceitos básicos de serigrafia.       Porto Alegre, RS:  Ed. do Autor,  1984.   110 p.

___________________

Conhecida como ‘A Nostradamus do Marketing’, a nova-iorquina Faith Popcorn analisa neste livro o comportamento do consumidor e suas influências no mercado de consumo. Especialista em fazer previsões de marketing, Popcorn, através de pesquisas permanentes, consegue prever tendências de comportamento, produtos que podem virar sucesso, e como as empresas devem se comportar no mercado.
A autora, que cunhou e previu o surgimento do Encasulamento (a síndrome do ficar em casa) revela como mapear o impacto do futuro no seu negócio e como aproveitar as tendências mais recentes de marketing. Um livro instigante para qualquer pessoa que produz, vende ou consome.

POPCORN, Faith.  O relatório Popcorn:    centenas de idéias de novos produtos, empreendimentos e novos mercados.  1. ed.  Rio de Janeiro, RJ:  Campus,  1994.   207 p.    ISBN 85-7001-790-1

Biblioteca: Campus II – Classificação: 658.8 P825r – Situação: Normal – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Disponível no Acervo

_________________


Surgidas com a sociedade de consumo e todos os seus exageros, as embalagens inscreveram-se numa economia de abundância pouco preocupada com o meio ambiente. Mas, há quinze anos, uma verdadeira revolução foi iniciada. Conceber embalagens mais leves e menos volumosas, mais facilmente recicláveis, causarão o menor impacto ambiental possível ao longo de suas vidas… eis um novo desafio planetário. Esta obra, ricamente ilustrada e com argumentos importantes, explora as linhas de reflexão e as diretrizes de progresso inerentes a essa problemática, propondo soluções inovadoras em matéria de design sustentável e de concepção ecológica das embalagens. Design: Caminhos Virtuosos é mais um título do Senac São Paulo concebido para fazer-nos descobrir, de maneira gráfica e didática, os aspectos mais surpreendentes do universo da embalagem.

PELTIER, Fabrice;  SAPORTA, Henri.  Design sustentável:    caminhos virtuosos.    São Paulo, SP:  SENAC São Paulo,  2009.   111 p.    ISBN 9788573598469

Biblioteca: Campus II – Classificação: 658.512.2:504 P393d – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

Conhecer Moda implica em saber História, assim como saber História implica em conhecer o Ser Humano. Moda, História e Humanidade são conceitos que se inter-relacionam para formar a essência de cada ser. O livro que se tem em frente aos olhos é uma verdadeira aula da unidade desses conceitos. O autor parte da Pré-História para contribuir com o conhecimento de cada leitor no que diz respeito à indumentária e apetrechos utilizados em cada período. Seguindo uma ordem cronológica, a moda de Egito e Mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, de Creta, Grécia e Roma, na Antiguidade Clássica, da Europa Feudal, na Idade Média, da época do Renascimento e do Barroco, na Idade Moderna e do Romantismo e da Belle Époque no século XIX, é retratada com objetividade e sensibilidade para que cada um perceba o quanto a Moda é importante para a História do mundo e entenda, sem os preconceitos impostos pela sociedade atual, os porquês da adoção de determinadas formas de vestimentas em tais épocas. Este livro faz parte da Coleção Moda e Comunicação.

BRAGA, João.  História da moda:    uma narrativa.  6. ed., rev. atual.  São Paulo, SP:  Anhembi Morumbi,  2007.   111 p. (Coleção moda & comunicação)   ISBN 9788587370150

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391(091) B813h 6. ed. – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Preparo Técnico

_________________

Löbach, ao elaborar o texto, se preocupou em produzir um trabalho básico, principalmente para a formação de designers industriais, tornando isso claro no subtítulo do livro. O texto é didático, mas o seu conteúdo extrapola essa característica. Quem se interessar pelo design industrial, sejam estudantes ou profissionais, tem neste livro a melhor formulação conceitual sobre o assunto. Ele é também um livro sistemático, especialmente na abordagem dos aspectos estéticos e subjetivos do design, sempre os mais difíceis de tratar na metodologia do design. Essa abordagem atingiu o objetivo ao colocar o design industrial como uma disciplina do design ambiental, além de discorrer sobre suas dimensões sociais, psíquicas, históricas, econômicas e estéticas.
Temos poucos textos básicos sobre design industrial em português, daí a decisão de traduzir este livro. A edição original em alemão, de 1976, é pouco acessível à maioria dos interessados, não sendo mais publicada. A edição em espanhol, de 1981, muito importante para a formação de várias gerações dos nossos designers, há muito se encontra esgotada e não há perspectiva de reedição. Tendo sido escrito nos anos 70, o livro contém alguns cases e exemplos de algumas décadas atrás que não foram atualizados, respeitando-se a vontade do autor. A tradução, entretanto, procurou adaptá-lo à nossa realidade, ressaltando aspectos que permitam uma compreensão dos conceitos e cases ilustrativos.
Sem dúvida, esse texto de Bernd Löbach vem cobrir uma lacuna existente entre nós, no sentido de estabelecer as verdadeiras bases sobre as quais repousam os princípios do design industrial, tanto nos dias atuais como no futuro.

LÖBACH, Bernd.  Design industrial:    bases para configuração dos produtos industriais.  [1. ed.]  São Paulo, SP:  Edgard Blücher,  2001.   206 p.    ISBN 9788521202882

Biblioteca: Campus II – Classificação: 658.512.2 L796d – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Preparo Técnico

_________________

Neste livro a prioridade é a criação, respeitando – se a convicção de que começar por ela é a melhor maneira de formar artistas e que a técnica só deve ser buscada na medida da necessidade.
É proposto um roteiro simplificado para o iniciante em Desenho de Jóia. A partir desta produção passamos, de forma bastante concreta, a discutir e aprimorar o conhecimento técnico do desenho.

SALEM, Carlos.  Jóias:    criação e design.  [2. ed., rev. ampl.]  [S.l.]:  2000 Jóias,  c1998.   191, [25] p.    ISBN 9788599303733

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391.7 S163j 2. ed. – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

Do conceito à criação tridimensional – os principais elementos do design de uma coleção são revelados em ‘Fundamentos de design de moda’. O leitor saberá como uma coleção é formada, para quem é desenhada e como é lançada. Vai conhecer os diferentes tipos de tecido, maquinários e métodos de fabricação. Entenderá o mercado da moda e os diferentes cargos que fazem parte dessa indústria.

SORGER, Richard;  UDALE, Jenny.  Fundamentos de design de moda.       Porto Alegre, RS:  Bookman,  2009.   176 p.    ISBN 9788577803552

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391:658.512.2 S713f – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Preparo Técnico

_________________

A Ergonomiase constituiu a partir da reunião de psicólogos, fisiólogos e engenheiros. A psicologia e a fisiologia são as duas principais ciências que fornecem aos ergonomistas referências sobre o funcionamento físico, psíquico e cognitivo do homem.
O desempenho do homem no trabalho é cada vez mais complexo e a Ergonomia ampliou progressivamente o campo de seus fundamentos científicos. A inteligência artificial, a semiótica, a antropologia e a sociologia passaram a fazer parte do acervo de conhecimentos do ergonomista.

MORAES, Anamaria de;  MONT’ALVÃO, Cláudia.  Ergonomia:    conceitos e aplicações.  4. ed., rev., atual., ampl.  Rio de Janeiro, RJ:  2AB,  2010.   223 p. (Oficina.)   ISBN 9788586695490

Biblioteca: Campus II – Classificação: 658.015.11 M827e 4.ed. – Situação: Normal – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Disponível no Acervo

_________________

Moda Ilustrada de A a Z´ é dividido em dez capítulos temáticos, cada qual com verbetes em ordem alfabética, uma referência imediata para consulta. Profusamente ilustrado, o trabalho exemplifica os mais diversos estilos da indumentária ao longo dos tempos, os variados ligamentos têxteis, os utensílio e as técnicas de costura, as múltiplas peças que constituem o vestuário, os acessórios e complementos da moda. A obra certamente contribuirá para ampliar o conhecimento no contexto da ´anatomia da roupa´, e facilitará o entendimento do leitor ou de quem se dedica ao estudo da moda.

CATELLANI, Regina Maria.  Moda ilustrada de A a Z.     [1. ed.]  Barueri, SP:  Manole,  2003.   xxi, 728 p.    ISBN 8520414087

Biblioteca: Campus II – Classificação: R 391(038) C358m – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Preparo Técnico

_________________

Esta obra enfatiza a importância do conhecimento da estruturação da moda como elemento de comunicação a partir dos códigos da linguagem do vestir, decorar e reconstruir por meio das roupas e seus próprios corpos. A idéia é a de que nesta reorganização estética, os indivíduos busquem externar desejos, realizações e aspirações. Segundo a autora, moda é comunicação que se inscreve no corpo pelos elementos da ordem do visual. ‘O estudo apresentado no livro, analisa o desenvolvimento da decoração corpórea, adornos e moda como organização da linguagem do corpo à medida que a sociedade se torna mais complexa’, explica a pesquisadora Kathia Castilho. O livro ‘Moda e Linguagem’ possui três capítulos que apresentam, por meio da comunicação e semiótica, a possibilidade de estabelecer um estudo sobre as articulações entre o corpo e a moda como práticas sociais que abrangem determinadas práticas estéticas – levando em conta seus usos e costumes.

CASTILHO, Kathia.  Moda e linguagem.     2. ed.  São Paulo, SP:  Anhembi Morumbi,  2009.   199 p. (Moda e comunicação.)   ISBN 9788587370198

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391:316 C352m 2. ed. – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

Esta obra, a primeira publicação do gênero no Brasil, apresenta ao leitor diferentes olhares sobre o design de moda e suas diferentes etapas, conexões, inter-relações e imbricações. Os textos nela compilados auxiliam a compreender as múltiplas dimensões do design e justificam a necessidade de serem desenvolvidas ações estratégicas para consolidá-lo na moda brasileira.

DESIGN de moda:   olhares diversos .    Barueri, SP:  Estação das Letras e Cores,  2008.   423 p.    ISBN 9788560166060

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391 D457 – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

O livro Produção Estética – notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida reúne pequenos ensaios em que a moda dialoga com questões relevantes do contemporâneo. Conciso, traz a marca do pensamento instigante de sua autora.

PRECIOSA, Rosane.  Produção estética:    notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida.  2ª ed. rev.  São Paulo, SP:  Anhembi Morumbi,  2007.   94 p. (Coleção moda & comunicação)   ISBN 9788587370332

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391 P923p 2. ed. – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

Primeiro livro específico de Corel Photo-Paint para moda. Ensina, passo a passo, a utilização de todas as ferramentas do programa direcionadas ao público de moda. O Corel Photo-Paint faz parte do pacote CorelDRAW e sua principal função é a edição de imagens. Com sua utilização, simples fotografias podem se tornar verdadeiras obras de arte. É um programa de edição gráfica e retoque fotográfico de grande importância para o setor da moda e imagem pessoal.

ROMANATO, Daniella.  Transformando imagens de moda com Corel Photo-Paint.       Rio de Janeiro, RJ:  Brasport,  2009.   x, 134 p.    ISBN 9788574524207

Biblioteca: Campus II – Classificação: 004.932CorelPhoto-Paint8(035) R758t – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Preparo Técnico

_________________

Fundamentos de Design de Moda – ‘Tecidos e Moda’ apresenta os principais tecidos utilizados na fabricação de peças de vestuário e suas características com explicações concisas e exemplos de projetos contemporâneos. Dos tipos de fio aos processos de acabamento, do bordado à ornamentação, do design à produção têxtil, o leitor vai aprender o que precisa para escolher o tecido certo para suas criações.

UDALE, Jenny.  Tecidos e moda.       Porto Alegre, RS:  Bookman,  2009.   175 p. (Fundamentos de design de moda ; 02)   ISBN 9788577805242

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391:677.074 U18t – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

Fundamentos de Design de Moda: Pesquisa e Design introduz os principais aspectos da pesquisa de moda com explicações concisas e exemplos de projetos contemporâneos. Dos tipos de briefing à escolha de temas e conceitos, do desenho à modelagem, dos croquis básicos ao desenvolvimento de peças personalizadas, o leitor vai aprender tudo o que precisa para começar, formatar e processar seu trabalho de criação. Totalmente colorido, este é o guia ideal para todos os interessados no mundo da moda.

SEIVEWRIGHT, Simon.  Pesquisa e design.       Porto Alegre, RS:  Bookman,  2009.   175, [1] p. (Fundamentos de design de moda ; 01)   ISBN 9788577805259

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391:658.512.2 S462p – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

Referência fundamental para estudo da história da moda, nas 480 páginas e mais de mil ilustrações deste livro, François Boucher, explora a trajetória do vestuário, da pré-história, passando pelo Antigo Oriente e Europa pré-cristã, até chegar ao final do século xx. Em um panorama bastante rico, o autor detalha as principais mudanças nas silhuetas, os materiais em voga em cada época e a evolução das modelagens. Ferramenta indispensável para quem busca um conhecimento claro e preciso sobre o assunto, o livro chega agora ao Brasil em sua mais recente edição. Com História do vestuário no ocidente, a Cosac Naify reafirma a importância de sua linha de publicações essenciais para a formação da bibiliografia de moda no Brasil, especialmente para o estudante.

BOUCHER, François.  História do vestuário no Ocidente:    das origens aos nossos dias.    São Paulo, SP:  Cosac Naify,  2010.   477, [2] p.    ISBN 9788575039175

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391(091) B753h – Situação: Normal – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Disponível no Acervo

_________________

Esta obra pretende mostrar através de exemplos práticos a história e o desenvolvimento do vestuário. O autor se deu ao trabalho de tomar como base do seu estudo peças reais de vestimentas que sobreviveram, recorrendo a pinturas, estátuas e outras reproduções unicamente nos casos em que os originais não mais existiam.

KÖHLER, Karl.  História do vestuário.     [3. ed.]  São Paulo, SP:  Martins Fontes,  2009.   564 p.    ISBN 9788578271138

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391(091) K79h 3. ed. – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

A Modelagem Sob a Ótica da Ergonomia é um livro que trata da modelagem da maneira de torná-lo mais confortável, respeitando o desempenho e a motricidade do corpo humano. Considerando a anatomia, conta com aplicações empíricas que conferem maior qualidade à confecção favorecendo o indivíduo no dia-a-dia e possibilitando a inclusão dos portadores de deficiências físicas. Obra importante nos currículos de estilistas e fisioterapeutas.

GRAVE, Maria de Fátima.  A modelagem:    sob a ótica da ergonomia.  [1. ed.]  São Paulo, SP:  Zennex publishing,  2004.   103 p.    ISBN 859816304X

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391 G775m – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Preparo Técnico

_________________

A moda analisada sob a ótica da sociologia e da psicologia, mostrando o significado das roupas nas diferentes fases vividas pela humanidade. A evolução do jeans nas guerras, nos movimentos políticos, no comportamento da sociedade, em momentos de crise e em épocas douradas. Seu conteúdo será fonte de pesquisa para estudantes de diferentes áreas.

CATOIRA, Lu.  Jeans, a roupa que transcende a moda.     [2. ed.]  Aparecida, SP:  Idéias & letras,  2006.   131 p.    ISBN 859823964X

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391 C366j 2. ed. – Situação: Normal – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Disponível no Acervo

_________________

Há muitos e muitos anos os cabelos têm sido objeto de estudo e preocupação. E não é para menos: os cabelos representam uma poderosa arma de sedução e sensualidade, revelam muito da nossa personalidade e são parte de nossa própria identidade. História do Penteado mostra a evolução dos penteados, desde a Idade Antiga, quando foram criadas as primeiras perucas, até os dias de hoje, em que ter cabelos lisos – e loiros – é sinal de status. Um livro que tem tudo para fazer a sua cabeça.

MARQUES, Sílvia.  A história do penteado.       São Paulo, SP:  Matrix,  2009.   126 p.    ISBN 9788577881260

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391.5/.6 M357h – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Preparo Técnico

_________________

Esse livro conta a história do figurino de teatro no Brasil, enriquecido por referências de trabalhos realizados por conceituados figurinistas. Rosane Muniz nos faz espectadores de reveladoras entrevistas, traçando um expressivo panorama da profissão e resultando numa obra que preenche uma lacuna de documentação para estudantes, profissionais e outras pessoas interessadas no assunto.

MUNIZ, Rosane.  Vestindo os nus:    o figurino em cena.  [1. ed.]  Rio de Janeiro, RJ  SENAC Rio,  2004.   327, [16] p.    ISBN 8587864440

Biblioteca: Campus II – Classificação: 792:391 M966v – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

__________________

A conscientização acerca dos problemas ambientais tem como decorrência a reorientação de novos comportamentos sociais e a procura por produtos e serviços que minimizem o impacto gerado ao ambiente. A proposta deste livro, desenvolvido a partir das pesquisas e experiência docente dos autores no Politécnico di Milano, é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura projetual capaz de enfrentar a transição para a sustentabilidade e de promover o aparecimento de uma nova geração de produtos e serviços sustentáveis. Pretende-se assim fornecer um quadro geral da disciplina do desenvolvimento de produtos sustentáveis e também um instrumento de suporte à prática projetual.

MANZINI, Ezio;  VEZZOLI, Carlo.  O desenvolvimento de produtos sustentáveis:    os requisitos ambientais dos produtos industriais.  [1. ed.]  São Paulo, SP:  Editora da Universidade de São Paulo,  2002.   366 p.    ISBN 8531407311

Biblioteca: Campus II – Classificação: 658.512.2:504 M296d – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

_________________

Obra básica do design de produtos, é indispensável para estudantes, designers profissionais e interessados em geral, nesta versão totalmente revista e atualizada. Ela define a história e a orientação atual do design e transmite as bases principais da teoria e da metodologia do design. Descreve o significado crescente do design nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia, por meio de diversos exemplos da prática e do desenvolvimento do design corporativo e estratégico atual, passando pelo design de interface/interação até o design humano.

BÜRDEK, Bernhard E.  Design:    história, teoria e prática do design de produtos.    São Paulo, SP:  Edgard Blücher,  2006.   496 p.    ISBN 8521203756

Biblioteca: Campus II – Classificação: 658.512.2 B949d – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Normal – Localização: Preparo Técnico

__________________


Quantidade nem sempre é qualidade. E a forma como consumimos vai decidir o futuro do planeta. Entre comprar as roupas chamadas fast fashion ou eco fashion, é muito mais elegante e duradouro você escolher uma marca boa, que tenha procedência conhecida, e comprar apenas uma. Ela vai dar um caimento perfeito ao corpo, durar mais e deixar você sempre elegante. Com um benefício: você estará contribuindo para tornar um planeta melhor.

Neste livro, as autoras mostram como é fácil ser eco fashion, como ser chique e despojada ao mesmo tempo, como não abrir mão da moda e ao mesmo tempo contribuir para a diminuição dos poluentes que as fábricas emitem e dizer não ao trabalho escravo ou explorador.

O mundo está falando do eco chic. E você já pode começar não só a falar: a usar, também!

LEE, Matilda.  Eco chic:    o guia de moda ética para a consumidora consciente.  [1. ed.]  São Paulo, SP:  Larousse,  2009.   223 , [1] p.    ISBN 9788576355861

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391:504 L479e – Situação: Não disponível – Tipo Empréstimo: Consulta local – Localização: Preparo Técnico

________________

A obra circunscreve o campo com reflexões sobre conceitos, fundamentos da linguagem e seus antecedentes históricos, pensando o perfil e as competências do designer de superfície e lançando olhares sobre o futuro dessa especialidade do design. Constitui-se numa importante fonte de estudo para designers, artistas visuais, pesquisadores, professores e estudantes das áreas de conhecimento que exploram as superfícies.

RUTHSCHILLING, Evelise A.  Design de superfície.       Porto Alegre, RS:  Editora da UFRGS,  2008.   101 p.    ISBN 9788538600350

Biblioteca: Campus II – Classificação: 658.512.2 R975d

_______________________

Este livro enfoca a moda do ponto de vista institucional acadêmico, promovendo a interface com a sociologia, antropologia, artes e ciências da comunicação. Os textos revelam a maturidade intelectual dos autores, trazendo ao leitor o conhecimento e a discussão do assunto sob vários ângulos e perspectivas.

MODA, comunicação e cultura:   um olhar acadêmico.  [2. ed.]  São Paulo, SP:  Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Moda:  Arte & Ciencia,  2005.   226 p.    ISBN 8574730734

______________________

O que leva um passante a não ignorar a vitrina – e sim a deter-se, encantar-se e envolver-se com o produto que ela expõe? A relação vitrinista-comprador, em suas múltiplas e complexas implicações, é analisada aqui por Sylvia Demetresco – responsável por centenas de vitrinas no Brasil e em outros países – com sensibilidade e domínio conceitual. Excelente livro de referência na especialidade.

DEMETRESCO, Sylvia.  Vitrina:  construção de encenações.  4.ed.  São Paulo, SP:  Educ,  SENAC São Paulo,  2010.   264 p.    ISBN 9788573599527

_______________

O artista convida as mulheres a ingressar no aprendizado da maquiagem, mostrando que elas podem ser decisivas para a construção de um estilo pessoal.

MOLINOS, Duda.  Maquiagem.     11. ed.  São Paulo, SP:  SENAC Nacional,  2010.   223 p.    ISBN 9788573599473

Biblioteca: Campus II – Classificação: 391:687.553.2 M723m 11. ed. – Situação: Normal – Tipo Empréstimo: Normal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: