Tendência Comportamental – Minimalismo

Minimal_B-02

Apesar de ter surgido ainda no século XX, o movimento Minimalista vem tomando corpo, tanto como proposta estética, quanto de lifestyle nos dias atuais. O Minimalismo  ganhou ênfase na década de 1950 com uma série de movimentos artísticos que buscavam expressar seus ideais de maneira bastante clara e evidente, para que houvesse uma compreensão imediata de todos aqueles que apreciassem suas obras. Desse modo, apesar de ter influenciado áreas como a música e a literatura, foi na arte que o estilo mais se destacou.

Artistas como Donald Judd, Carl Andre, Dan Flavin e Robert Morris chamaram atenção para o uso de formas geométricas e materiais industriais, traduzindo justamente uma linguagem universal. Da sua concepção até a atualidade, o Minimalismo carrega por si só o valor de eterno. Além disso, trabalha o conceito de simplicidade, de limpeza visual, ausente de qualquer adorno ou informação superficial para o entendimento da obra. O artista e escritor David Batchelor explica que “os materiais não são disfarçados ou manipulados para parecer algo que não são”. E é por isso que o Minimalismo traduz a clareza em termos de elementos.

Para o levantamento das pesquisas comportamentais do Centro de Design Feevale, tomamos como embasamento 3 vertentes principais acerca do Minimalismo: Simplicidade, Futurismo e Visão estética. A partir das propostas analisadas, nosso intuito foi levantar sinais de tendências a partir de exemplos do cotidiano que carregassem ligações com a temática por meio de vertentes que abranjam a área do consumo.

Para conhecer e saber mais sobre esta tendência Clique aqui para baixar o arquivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: