CLIPPING – Projeto Moda em Produção é notícia no Jornal do Comércio

ModaProducao_JC

02/09/2013
Jornal do Comércio
Empresas & Negócios | Pág. 14
Clipado em 02/09/2013 01:09:15
Resíduos que se transformam em renda
Projeto de extensão da Feevale utiliza resíduos industriais para qualificar profissionalmente mulheres carentes e gerar renda
Restos de couro e de tecidos descartados pela indústria coureiro- calçadista que teriam o lixo como destino agora ganham um aproveitamento nobre. Nas mãos hábeis das costureiras do projeto Moda em Produção, viram roupas, acessórios e artesanatos. A iniciativa, que começou em 2008, é um projeto de extensão do curso de Moda da Feevale e atende semanalmente a mulheres em situação de risco de Novo Hamburgo. As participantes recebem aulas de artesanato ou modelagem, investindo no aproveitamento dos resíduos das indústrias, principalmente do setor coureiro- -calçadista.

“Aproveitamos esse material que iria para descarte e potencializamos a mão de obra das mulheres através de algum produto que elas possam aproveitar em casa ou mesmo revender”, afirma a líder do projeto, professora Marina Cezar. A Moda em Produção atende prioritariamente mulheres com idade entre 25 e 65 anos. No começo do projeto, foi preciso buscar participantes nas comunidades, mas, agora, a divulgação é feita boca a boca, contando com a propaganda feita pelas próprias mulheres. Tem funcionado tanto que no dia 21 de agosto teve início uma nova turma com 12 alunas, que se encontram às quartas- -feiras. Somada à turma das quintas-feiras, são 27 mulheres atendidas. Além de Marina, a equipe é formada por uma professora de modelagem e costura, responsável pela parte didática, cinco bolsistas e quatro voluntários, todos acadêmicos do curso.

Nos dias das oficinas, eles vão até Canudos, bairro do município onde fica a Fábrica da Cidadania, espaço que abriga o projeto. Também são promovidas atividades como chás beneficentes e palestras, mas essas são ações pontuais. Fora das oficinas das quartas e quintas, a Moda em Produção promoveu uma ação especial que beneficiou os usuários da biblioteca da Feevale. “Percebemos que nossos alunos, principalmente os formandos, vivem carregando livros pesados. Isso acabava danificando os próprios livros”, diz Marina. Aproveitando que as mulheres do Moda em Produção tinham experiência em produzir sacolas, foi proposto à biblioteca a confecção de bolsas próprias.

Acabaram descobrindo que essa era uma demanda antiga. “Ao retirarem livros, as pessoas questionavam se a gente não tinha uma sacola para empréstimo ou até para ceder. Era uma necessidade já sinalizada pelos nossos usuários, pelos nossos alunos”, destaca a coordenadora da biblioteca, Patrícia Valerim. Algumas alternativas já haviam sido pensadas, mas descartadas por não se adequarem a um projeto social: sacolas plásticas poluem e ecobags são industrializadas. A solução veio da proposta do Moda em Produção. O modelo das bolsas foi construído em conjunto, com o pessoal da biblioteca fazendo consultoria. Foi definido um modelo mais alongado, para não deixar os livros soltos. No dia 26 de agosto, foram entregues as sacolas.

Para facilitar o acesso, as bolsas foram incluídas no sistema de controle de empréstimo de materiais, e os alunos podem solicitá-las da mesma forma que fazem para retirar os livros. Se a ideia vingar, a biblioteca solicitará mais unidades. Para Patrícia, as bolsas também trazem outro atrativo: a exclusividade. “Como é feito com aproveitamento de resíduos das indústrias da região, elas acabam sendo únicas, não há muitas unidades de um mesmo modelo. O tecido usado não vai ser repetido a não ser que a empresa doe o mesmo material.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: