CLIPPING – Inclusão na Moda

Formanda de Moda da Feevale, a dois-irmonense JÉSSICA COLLET criou uma coleção de lingeries para mulheres portadoras de estoma
No dia 27 de junho, formandos do Curso de Moda 2013/1 da Universidade Feevale apresentaram suas coleções criadas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O desfile aconteceu no TeatroFeevale, reunindo público acadêmico, familiares e amigos dos alunos.

Uma das coleções foi criada pela universitária dois-irmonense Jéssica Andressa Collet, de 22 anos. De acordo com ela, o TCC de moda é um projeto que vem sendo realizado no período de um ano e, diferente do que muitos pensam, na moda o trabalho é igualmente árduo ao de qualquer outro curso. “Primeiramente, durante um semestre, nós dissertamos acerca de um tema de escolha livre, com o objetivo de tomar como inspiração para uma coleção de moda para um público específico.

E no semestre seguinte, todos os passos que envolvem a criação de uma coleção de moda são descritos e executados: desde painéis de inspiração, cartela de cores, de materiais, fichas técnicas, croquis, modelagem, costura e até mesmo os meios de divulgação da coleção, que inclui o desfile.

Para o profissional de moda é imprescindível que se tenha a noção do todo, ou seja, que se conheça sobre o planejamento, o desenvolvimento e sobre a apresentação da coleção ao público”, explica Jéssica. Para sua coleção, a dois-irmonense decidiu utilizar o tema “A inclusão na moda” e a coleção recebeu o nome de “Delírios”, que mixou a extravagância aos anos 50 e permitiu que a aluna imaginasse durante muito tempo sobre maquiagem, acessórios e cabelo que cada modelo utilizaria.

No trabalho, Jéssica desenvolveu e escreveu sobre pessoas ostomizadas. Ela explica o que são: “Ostomizados são pessoas que passaram por uma cirurgia, chamada estomia intestinal, que compreende a retirada de parte do intestino e a conexão deste com o abdômen, onde é aberto um orifício. Como não há mais a conexão do início do intestino com o final, as eliminações (fezes) são realizadas através deste orifício e são coletadas por uma bolsa plástica, já que o portador de estoma não pode mais controlar suas eliminações.

Ainda, além das mudanças físicas, ocorrem as alterações psicológicas, já que na atualidade a preocupação com o corpo é tomada com grande importância, principalmente no mundo feminino. Pensando nisso, realizei uma coleção de lingeries para mulheres portadoras de estoma, para que elas possam se sentir lindas”, destaca a aluna, explicando o porque de ter escolhido o assunto.

Ainda segundo ela, no Brasil há entre 100 mil e 150 mil ostomizados (homens, mulheres e crianças) e o Rio Grande do Sul está entre os mais numerosos. Durante o desenvolvimento do TCC, Jéssica contou com a orientação da professora Me. Bruna Ruschel Moreira.

“Rosa Sensual”

O desfile da coleção “Delírios” contou com a participação de três modelos: Adrieli Ritterbusch, Taís Maiara Boesing e Tainá Luana Gerlach. No trabalho, Jéssica criou a marca “Rosa Sensual”, e durante o período, todos os modelos de lingeries foram lançados na página da marca, no Facebook. “Futuramente pretendo vendê- los pela internet levar informação para quem ainda não conhece o universo do ostomizado”, diz ela.

Projeta-me2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: