Projeto de Materialização da Pesquisa de Tendências Comportamentais.

A materialização da pesquisa é uma exemplificação de como é possível aplicar os estudos do Grupo de Pesquisa do Centro de Design e adotá-lo como elemento de suporte no desenvolvimento de produtos originais. Isso se torna possível, uma vez que este projeto visa ao final, o desenvolvimento de um produto e seu respectivo processo de desenvolvimento, como forma de possibilitar ao público a consulta das metodologias aplicadas. O objetivo é transpor sinais percebidos como tendências de consumo em produtos que venham a despertar o desejo de consumo pelo seu público alvo. Em cada pesquisa são apresentados produtos das mais diversas áreas, abrangendo, por exemplo, o calçado, bolsas, acessórios, vestuário, móveis e design gráfico.

O desenvolvimento dos produtos que serão apresentados a seguir, foram possíveis graças a cooperação entre a Materioteca – laboratório de materiais presente no Centro de Design – e empresas parceiras deste laboratórios como Péltica Peles Especiais, LMB Couros, Tacosola, Bertex, Formas Kunz, Linhanylsul, Fenix Laser e SMS Metais.

Confira os projetos desenvolvidos e presentes no estande:

DAS | Neutro

Autor: Ramón Rodolfo – Acadêmico do curso de Moda

Nem masculino, nem feminino! É possível isso?

Essa pergunta, sempre me seguiu. Essa dúvida sempre me coçou e me fez pensar e refletir sobre o tema. Ser neutro, deixar as pessoas em dúvida quanto à sexualidade do outro me fascina, me deixa apaixonado.

A coleção se dá sobre o tema androginia. Assunto ao qual sempre gerou polêmica, pois em sua grande maioria das vezes, são confundidos com sexualidade, assuntos totalmente diferentes.

São trabalhadas peças básicas, como camisetas, calças e suas variações como macacão e saia compõe uma minicoleção de seis peças. Todas trabalham o couro como matéria prima principal e como secundária a malha com elastano.

Peças justas ao corpo realçam o mesmo, revelando ou escondendo o real corpo de quem a veste.

A mistura de elementos masculinos e femininos se encontra presente em todas as peças, principalmente pelo couro, visto como um material forte e durável, como o homem, mas a delicadeza dos acabamentos, pespontos e do recorte princesa, se relacionam com a mulher.

A peça que será apresentada na feira exemplifica bem esta relação do masculino e feminino, o look é formado por uma camiseta desenvolvida em couro bovino, fornecido pela Tekcouros; com a sua pala trabalhada em pele especial de coelho tosado, da empresa Péltica – Peles Especias; e abotoamento metálico com acabamento dourado, desenvolvidos pela SMS Metais e forro em tecido da empresa Bertex. Junto é apresentada uma calça construída em couro e malha em elastano com animal print. O material foi desenvolvido no atelier de modelagem da Feevale e contou com aviamentos da empresa Linhanylsul.

______________________________________

Brazilian Navy

Autora: Cindel Schenkel – acadêmica de moda e estagiaria do Centro de Design.

Maiô Maximalista em couro de peixe pirarucu.

Maiô Maximalista em couro de peixe pirarucu.

Dentro do projeto de Materialização da Pesquisa Comportamental, desenvolvida pelo Centro de Design, a acadêmica Cindel Schenkel (cindel@feevale.br) desenvolveu um maiô com inspiração na temática Maximalismo.

O maio feito em couro de pirarucu na cor azul fornecido pela empresa Péltica Peles Especiais, destaca-se devido a pele exótica, que juntos com as correntes, fornecidas pela empresa SMS Metais chamam a atenção e tornam um simples maio em um produto maximalizado.

O modelo, desenvolvido pelo Atelier de Modelagem Feevale com produção da colaboradora e acadêmica do curso de Moda Natália Forte Colombo, ainda contou com o apoio da empresa Linhanylsul, através de suas linhas que possibilitaram a consolidação deste projeto.

__________________________

Turma do Rabisco

Autora:

Jéssica Fernanda Alba, acadêmica de moda e estagiária do Centro de Design.

 

A fim de resgatar a doçura e fantasia existentes na fase infantil, foi utilizada como inspiração a temática escapismo, desenvolvida pelo Centro de Design da Universidade Feevale.

O sapato infantil foi desenvolvido de modo que permita o movimento da criança, tendo como base principal o conforto. A temática auxiliou de maneira fantasiosa permitindo a utilização de cores e elementos distintos. A paleta de cores traz tons pastéis, caracterizando os sonhos e a fantasia, além de elementos escapistas, como as estampas, com personagens pensados e criados especialmente para este produto.

Como matéria prima, foram utilizadas o couro, fornecido pela empresa LMB Couros, o solado fornecido pela empresa Tacosola, forro com a aplicação da estampa, fornecido pela empresa Bertex, formas fornecidas pela empresa Kunz, e fivelas fornecidas pela SMS Metais, além dos recortes realizados à laser pela empresa Fenix Laser.

__________________________

Interferências.

 

968998_10151752004434721_163381077_n

O sapato masculino foi desenvolvido com foco em diferentes ambientes: nas tendências de moda apresentadas para o inverno 2014, nos elementos de estilo a partir de formas orgânicas.

A proposta mescla diferentes materiais no cabedal, entre eles, couro bovino com acabamento preto em verniz, couro de peixe pirarucu, sola de borracha, entre outros. A presença de diferentes texturas, o jogo de cores e linhas do modelo demostram as possibilidades existentes dentro do universo dos materiais e da criação com a utilização do design.

As linhas do modelo, mais alongadas, tem origem nas formas orgânicas com a finalidade de apresentar novas possibilidades a partir dos elementos de estilo. A utilização deles buscam valorizar o produto, visando um diferencial do mesmo entre os demais. Com estilo casual chique ele pode apresentar uma semelhança com o modelo Oxfor ou o Monk pela utilização de alguma informação. Contudo o modelo produzido diferencia-se pela a aparência estética, com uma identidade diferenciada em relação aos demais

O Sapato produzido com materiais em couro de peixe, couro verniz preto e sola de borracha obteve o apoio de empresas. São Indústrias do setor calçadista: da Péltica Peles Especiais, LMB Couros e da empresa Tacosola. Ambas empresas localizadas na cidade de Novo Hamburgo – RS.

_________________________

Beetle Bag

Autora: Denise Decker

12047_10151751985399721_1641412018_n

Para materializar a temática nostalgia, foi desenvolvida uma bolsa de mão masculina, a partir da pesquisa da temática e de elementos que a representassem. Como elemento de inspiração escolheu-se o antigo modelo de carro fusca, que emprestou a bolsa seus contornos e linhas, além de inspirar a estampa do forro da mesma.

A bolsa foi confeccionada nas cores preto e marrom, em couro da empresa LMB Couros, e possui metais ônix fornecidos por SMS Metais. O forro foi produzido pela empresa Bertex, sendo que a estampa deste foi desenvolvida pelo Centro de Design. Todas as empresas citadas são parceiras do centro de pesquisa.

Deixe um comentário