15º Dragão Fashion Brasil – Conheça mais sobre as propostas dos acadêmicos que irão representar a Feevale no evento.

Dragão

Este ano o evento de moda – Dragão Fashion Brasil – chega a sua 15ª edição, no qual é realizado o Concurso dos Novos, que oportuniza aos acadêmicos de moda de todo o Brasil uma experiência profissional.

Nesta edição o concurso estará trabalhando com a temática – ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO. O DRAGÃO DO MAR NO RUMO DO BRASIL DAS MARAVILHAS – justificada pela organização do concurso no texto abaixo:

Em comemoração a sua 15ª edição e ao 15º aniversário do Centro Cultural Dragão de Arte e Cultura, o DFB propõe uma viagem a sua própria história e volta ao ponto zero, reverenciando, como em sua primeira edição, a figura do jangadeiro abolicionista Chico da Matilde, o Dragão do Mar – o guerreiro navegante que partiu com destino às maravilhas de uma terra livre da corrente e do açoite – arquétipo da trajetória da própria moda feita no Brasil.

Assim como o Dragão do Mar fez da jangada sua nação, nós compreendemos a moda como um farol, um sinal de fumaça a indicar o fogo primordial que norteia os novos criadores e sinaliza o rumo dos ventos.

Entendemos a rica simbologia do fogo que gera e da fumaça que dissemina: Fumaça = comunicação, ancestralidade, elevação, arrebatamento. Fogo = criação, renovação, luz, calor. Nossa praia é um remanso onde os recursos manuais traduzem a cultura de um povo e onde impera a comunhão entre as artesanias e os artifícios tecnológicos da indústria têxtil.

Pois se há o novo, há também o ancestral.

Se há criação, há desejo.

E se há fumaça, há fogo.

O tema, portanto, da Edição 2013 do Concurso de Novos do Dragão Fashion Brasil deve abordar o elemento “fogo” e seu substrato, a “fumaça” enquanto pressupostos criativos e pontos de partida para a criação, conceituação e confecção dos looks apresentados.

(Fonte: Site do Dragão Fashion Brasil)

E nesta edição cada instituição de ensino deveria realizar uma pré-seleção de uma equipe que representaria a instituição de ensino junto ao concurso. Dentre as equipes que participaram, a equipe selecionada foi as dos alunos Ramón Rodolfo, Mirela Marschner, Vinicius Guadalupe, Thais Vargas, Paolla Dias e Luísa Bohn, que selecionaram a professora Bruna Pacheco para ser a orientadora da equipe, exigência feita pela comissão organizadora do concurso.

O concurso é dividido em duas grandes etapas, a primeira, que consistiu na construção de um look completo que foi enviado para ser avaliado pela comissão julgadora do concurso composta por Mark Greiner, estilista e arquiteto, Joana Salle, arquiteta e artista plástica, Charles W, jornalista e diretor a agência de publicidade Tanq, e Jopis Azevedo, educador e estilista. No dia 28 de Feveiro foi divulgado o resultado, no qual a equipe da Feevale foi aprovada para a segunda etapa.

Neste segundo momento, a equipe terá de estar presente no evento, que ocorrerá entre os dias 13 a 18 de abril de 2013, na cidade de Fortaleza, e deverão confeccionar os sete looks restantes, um total de oito (08) looks e apresentá-los em desfile durante o evento Dragão Fashion Brasil 2013. (01 look será apresentado durante a 1ª fase de eliminatória).

Confira abaixo algumas imagens do primeiro look apresentado pela equipe:

542615_421754721247043_652781731_n

A equipe teve como inspiração a figura heróica de Chico da Matilde, também conhecido como Dragão do Mar, que lutou para que as lembranças e o culto as origens africanas permanecesse vivo ao povo que foi vorazmente tirado dos braços das “Mãe África”.

58436_421754781247037_889389727_n

A escolha deste personagem se justifica, uma vez que a equipe buscou através da coleção prestar uma homenagem aos ancestrais africanos, que foram trazidos ao Brasil nos porões dos navios negreiros e junto com seu trabalho forçado, contribuíram para a consolidação da cultura brasileira.

541609_421754794580369_1832278119_n

E neste resgate da cultura e nos ritos africanos, que hoje se fundem com a cultura brasileira, foram trabalhadas as divindades africanas e suas relações com a elemental do fogo, onde quatro orixás foram vistos como representantes desta relação e ao mesmo tempo possibilitassem uma correlação com a moda. Dentre eles estão: Bará, Ogum, Yansã e Xangô, de forma imagética esta relação pode ser observada no quadro de inspiração abaixo, desenvolvidos pelos  acadêmicos.

moodboard_dragao

E os acadêmicos finalizam o release de sua coleção com os seguintes dizeres:

“Portanto, para o décimo quinto aniversário do Dragão Fashion Brasil e também do Centro Cultural Dragão de Arte e Cultura, buscamos nos senhores do fogo, energia criadora primordial, a inspiração da luz elemental para nossas criações. Pretendemos comunicar nosso talento, que como a fumaça, se espalha difundindo nossa visão sobre o ancestral, o étnico e o tribal, trazendo-o para a atualidade, celebrando a cultura afro, do qual todos nós somos –em parte- filhos.”

E com isto desejamos muita sorte a equipe nesta próxima jornada que está próxima e que será realizada em Fortaleza, entre os dias 13 a 18 de abril de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: